em Tratamentos

A primavera chegou com dias quentes e ensolarados fazendo com que muitos cães e gatos passem mais tempo expostos aos perigos do sol. E eles adoram tomar sol! Mas segundo o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária de SP, os tutores precisam evitar exposição entre 10h e 16h, além de usar protetor solar específico para animais e que deve ser passado nas partes com menos pelo como o nariz, abdômen, axilas, parte de dentro das patas, bolsa escrotal e vulva.

Todo esse cuidado é necessário porque cães e gatos também podem desenvolver câncer de pele. De acordo com um minucioso estudo da Universidade de Medicina de Veterinária do Texas (EUA), os animais domésticos têm 35% mais chance de desenvolver câncer de pele que os humanos.

A pesquisa aponta que cães das raças Boxer, Bulldog, Pitbull e do grupo dos Terriers são mais propensos à doença. Nos gatos, a maior incidência se dá em animais de pelo branco e pele rosada. Porém, o CRMV alerta que qualquer animal pode desenvolver o câncer de pele por outros fatores além da exposição solar, como alterações do ciclo celular, processos inflamatórios e predisposição genética.

Entre os principais sintomas do câncer de pele estão aumento da salivação, odor forte e sangramento na boca, caso a doença afete essa região. Lesões pigmentadas na pele que podem apresentar manchas, placas e nódulos, feridas que sangram e não cicatrizam, alterações na cor da pele e da pelagem são outros sinais. O animal pode ainda, dependendo do grau da doença, perder o apetite e como, consequência, emagrecer bastante, além de coçar, lamber e morder as áreas afetadas insistentemente.

O tipo mais comum de câncer de pele nos gatos é o Carcinoma de Células Escamosas, seguido pelo Melanoma, ambos malignos.  Nos felinos as lesões são mais comuns no focinho e ponta das orelhas, podendo haver vermelhidão, escamação e perda de pelo, além de ulcerações mais graves e extremamente dolorosas.

Nos cães os tipos de câncer de pele mais frequentes são o Carcinoma Espinocelular, Mastocitoma, Melanoma e Histiocitoma. O Carcinoma, normalmente causado pela exposição solar, provoca ulcerações muitas vezes bem agressivas. O Mastocitoma apresenta tumores em formato circular que podem aparecer em qualquer parte do corpo. O fator genético é predominante nesse caso, além de disfunções hormonais.

O Melanoma Maligno resulta em tumores nas células pigmentadas da pele principalmente na boca e mucosas.  O Histiocitoma é um tumor benigno que afeta as células do sistema imunológico. A doença causa nódulos pequenos arredondados na superfície da pele e, principalmente, na cabeça, nas bordas das orelhas e nos membros.

Depois de constatado o câncer, por meio de exames específicos que incluem citologia aspirativa e biópsia, na maioria dos casos é feita cirurgia tradicional para retirada do tumor ou criocirurgia (para congelar o tumor). Em seguida, são aplicados tratamentos como quimioterapia, radioterapia, eletroquimioterapia e imunoterapia.

Terapias como acupuntura , ozonioterapia , homeopatia e alimentação natural complementam o tratamento para devolver qualidade de vida ao animal. É o caso do cãozinho Vishu, de 13 anos (foto acima). Ele chegou na Clínica Integrativa Pet, de SP (Perdizes), em agosto de 2019 depois de retirar um melanoma oral e estava fazendo quimioterapia.

“O tutor nos procurou em busca de tratamentos integrativos. Mudei a dieta do cãozinho para uma alimentação mais natural e voltada para animais com câncer. Começamos a fazer fitoterapia chinesa para reequilibrar o organismo e homeopatia específica para o câncer”, explica a veterinária Viviane Reis. Veja a matéria completa sobre Vishu acessando AQUI .

A Medicina Veterinária Integrativa também ameniza os efeitos da quimioterapia. Saiba mais acessando AQUI .

Postagens Recomendadas
Mostrando 4 comentários
  • Rosemary polycarpo
    Responder

    Fico sempre muito preocupada com donos de cães principalmente, que passeiam com seus pets em pleno sol mais forte do dia!… seria bom que todos soubessem do grande perigo que se arriscam….. aliás, as patinhas devem queimar com certeza… um assunto que eu gostaria de saber… as patinhas dos pets….. se queimam com facilidade no asfalto quente?

  • Hellen
    Responder

    Eu tenho uma branquinha que ama ficar na janela… então, estamos sempre de olho nela!

    • Raquel
      Responder

      Matéria bem esclarecedora! Falta conscientização da população, muita gente passeando com os animais no sol quente, chão fervendo, animais ofegantes. É uma crueldade!

  • Lívia de Freitas
    Responder

    Todo cuidado é bom . Sempre orientação amorosa
    Obrigada

Deixe um Comentário

× Como posso te ajudar?